CEMTI João Henrique de Almeida Sousa: março 2016

quinta-feira, 31 de março de 2016

Hipocrisia disfarçada

 É garantido pela constituição o direito de manifestação popular, e é evidente o transtorno por parte da mesma, cujo podemos ter vários exemplos simplesmente ligando a televisão ou acessando as redes sociais.
A mídia é a grande responsável pela formação de opinião das massas, tendo “força bélica” em potencial. Assim, podemos afirmar que ela transmite muito mais que informação, mas um modelo, uma forma de pensar.
         Há algum tempo em nosso país, as manifestações contra a corrupção no Estado brasileiro têm tomado a primeira página dos meios de comunicação, seja ele impresso, televisivo, via rádio ou internet. Podemos perceber isso nas discussões acaloradas sobre o assunto que virou tema recorrente de conversas em todos os tipos de lugares e situações.
         Um dos temas mais polêmicos mostrados atualmente é o impeachment da presidente da república Dilma Rousseff. Grandes manifestações têm sido feitas para que o mesmo ocorresse, devido a muitos fatores, como a crise da economia e o escândalo da Petrobrás.
         Antagonicamente, é fato apresentar que apesar dos manifestantes pedirem a saída da presidente devido à corrupção, eles mesmos não percebem os erros que cometem em suas vidas individuais como cidadão.
A corrupção é apresentada muitas vezes apenas como algo restrito aos políticos brasileiros, o que está longe de ser verdade. Além da mesma existir em outros países, algo chamado “jeitinho brasileiro” é uma das raízes dessa pútrida realidade, muitas coisas que por estarem presentes no nosso dia a dia, acabamos por trata-las como normais. São muitos os exemplos que podemos citar relacionados a esse fato: furar a fila(onde quer que seja), apropriar-se de um bem alheio sem a devida permissão(dinheiro, materiais, bens, etc.), comprar itens falsificados, falsificar documentos, desvios de energia e água(mais conhecidos como gatos), procurar benefícios em troca de favores, venda de voto, entre muitos outros.

Portanto, para que possamos criticar e reivindicar honestidade por parte de nossos representantes é necessário que façamos uma reflexão também sobre nossos atos no cotidiano, pois é uma enorme hipocrisia querer dos outros algo que não temos, refletida no ditado: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.”

sexta-feira, 18 de março de 2016

Zika, um problema nosso


         Cada época na história possui o seu vilão em particular. Há alguns poucos anos, “surgiu” o chamado Vírus Ebola, que durante algum tempo tomou a primeira página do cenário mundial. Atualmente, temos enfrentado o chamado Zika Vírus, com primeiro caso no Brasil confirmado no ano de 2015. 
         No dia 19 de fevereiro, grandes personalidades da política brasileira visitaram o CEMTI João Henrique de Almeida Sousa. Entre eles, estava o Ministro de Ciências e Tecnologia, Celso Pansera, que em seu discurso, assim como todos, enfatizou plenamente a importância da luta contra a proliferação do mosquito.
Campanha brasileira contra a proliferação do Zika Vírus
O mosquito Aedes aegypti reproduz-se em locais com água parada, e ao longo dos anos ele tem aperfeiçoado-se, pois agora a quantidade de água que ele precisa para se desenvolver é um décimo do que o mesmo precisava há algum tempo atrás, também se reproduzindo em água suja.
         O Zika Vírus é uma das ramificações das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Relacionando a termos de localidade, ele tem aparecido com mais frequência no Brasil. Um dos fatores primordiais a serem analisados com relação a isso é o despreparo tanto por parte do Estado quanto por parte da população, que contribui para a proliferação do mosquito e necessita que sejam feitas grandes campanhas de conscientização, quando em países desenvolvidos, devido aos bons serviços públicos prestados, a mera notícia de uma nova doença é o suficiente para que a mesma seja prevenida por parte dos civis.
         Recentemente, foi comprovada a relação entre essa doença e a microcefalia, que é caracterizada pela má formação do cérebro do bebê. Confirmados vários casos ao redor do país e de alguns outros Estados do mundo, é de total importância que sejam tomadas medidas de prevenção para que em um futuro próximo, assim como o surto de Ebola, essa doença torne-se apenas um relato passado.
         Portanto, é necessário o pensamento a longo prazo por parte dos governantes e também da população. O Estado deve investir em educação ambiental e de forma geral para que no caso do aparecimento de outra doença crítica como essa, não seja necessária toda uma mobilização para tal. E no que diz respeito á população, é de suma importância que aprenda a se portar de forma educada também no que se refere ao meio ambiente.

Posse dos Líderes de Turma



No dia 09/03 na quarta-feira, foi celebrada a posse dos Líderes de Turma com todos os alunos do CEMTI João Henrique de Almeida Sousa.
Neste ano a temática traz consigo o espírito de democracia e a importância do voto consciente ao eleger dois colegas - um líder e um vice-líder - de cada turma. O Projeto trabalha aspectos de liderança, responsabilidade, cooperação, participação, tolerância e comprometimento.
A ordem de série e chapas vencedoras são respectivamente:
1° A = CHAPA 02
Líder: Maria Eduarda Araújo Vieira
Vice-líder: Vitor José dos Reis Coutinho
1° B = CHAPA 03
Líder: Gabriel Freitas Lima
Vice-líder: Hyara Brenda Sousa Soares
1° C = CHAPA 01
Líder: Luciano Sousa Veloso
Vice-líder: Fabio Martins Leal
2° A = CHAPA 01
Líder: Bruno Henrique Cavalcante Nobre
Vice-líder: Lucas Alexandrino Leal
2° B = CHAPA 02
Líder: Natália Teresa de Alencar Oliveira
Vice-líder: Maria Clara Nóia Ferreira dos Santos
2° C = CHAPA 03
Líder: Glendha Grazyelle Moura Rego da Silva
Vice-líder: Maria Vitória Sousa Silva
3° A = CHAPA 02
Líder: Mickaely Moura Barros
Vice-líder: Rariane Kelly de Moura Cunha
3° B = CHAPA 01
Líder: David Castelo Branco Ferreira
Vice-líder: Paula Carolinne Silva de Paiva
3° C = CHAPA 03
Líder: Iran de Oliveira Cordeiro Junior
Vice-líder: Sabrina Calaça Machado
O juramento foi feito pelo líder do 2° A - Bruno Henrique. E como final os Líderes e Vice-líderes assinaram o livro de ATA.
O projeto foi organizado e liderado pelas professoras Deusa e Thaianá.

segunda-feira, 7 de março de 2016

UM RESUMO DA VOLTA ÀS AULAS...


No primeiro dia de aula os alunos não foram recebidos por professores como de costume e sim por ex-alunos do Cemti. Eles passaram dicas para os mesmos, e compartilharam experiências vividas na escola. Os estudantes gostaram muito, pois estão falando com pessoas como eles, que viveram a pouco tempo o que estão vivendo. Logo depois dessa recepção, os alunos ouviram mais palestras de ex-alunos e de professores para conhecer os regimentos e como funciona o CEMTI João Henrique de Almeida Sousa.
A volta às aulas têm sido como uma caixinha de surpresas. A primeira mudança foi a data que irá acontecer o projeto CEMTI Saúde 2016, que ao invés de ocorrer no final do ano passa a ser no meio do ano, ou seja, cada sala terá que se adiantar mais para entregar um bom trabalho no dia previsto.
Logo na primeira semana de aula a escola se comprometeu a colaborar, junto com seus alunos, na limpeza do mesmo e em seus arredores. O Cemti João Henrique de Almeida Sousa também foi visitado pelo Ministro de Ciências e Tecnologia Celso Pansera, o governador do Estado do Piauí Wellington Dias e a Secretária de Educação e deputada Rejane Dias que vieram conhecer a escola. O colégio ganhou ventiladores no pátio, cadeiras e mesas para o refeitório, uma moderna biblioteca, entre outras coisas.
O Blog deseja aos novatos as boas vindas, e aos veteranos bem vindos de volta a nossa escola.