Não vem de hoje o hábito desumano do desperdício alimentar. Pois bem, as elites e classes médias baixas da atualidade, com um aumento populacional significativo e uma crescente melhora nas condições de vida, têm desperdiçado cada vez mais alimentos, enquanto parte da população pobre do país sofre com problemas, tais como a desnutrição.
Toda essa introdução teve como objetivo alertar para um problema que nos afeta desde muito tempo em nossa escola, o desperdício de alimentos. Este hábito tem se tornado alarmante, pois envolve a nós alunos, professores e funcionários. Contudo, infelizmente, mais especificamente na hora do almoço, um balde quase cheio de restos vai para o lixo todos os dias. Com isso, muito dinheiro que nós, cidadãos, pagamos em impostos, vão também para o lixo. Além de uma nítida falta de educação e ética, é um desfalque com o meio ambiente, visto que todo aquele material é, muitas vezes, jogado em lixões ou aterros, que degradam nosso planeta.
Por conseguinte, é de conhecimento público o fato de que o governo não prioriza a educação em seus investimentos, sobretudo o bem-estar dos alunos no que diz respeito à alimentação saudável. As refeições oferecidas em nossa escola são resultadas da ínfima verba dedicada à alimentação. Devido a isso, sendo a escola dedicada, como a própria gestão enfatiza, a adolescentes pobres em situação de risco, são desnecessárias certas críticas a respeito das refeições da escola, visto que com a verba que recebe a mesma não tem mínima condição necessária de servir pratos como: churrasco, caviar, lasanha, canapés, entre outros absurdos.
Portanto, é necessária, tanto uma conscientização por parte dos alunos, quanto um melhor diálogo gestão-aluno. Pois, uma educação consciente parte tanto de casa como da escola. A formação de um cidadão é feita pelo ambiente em que o mesmo está inserido, dessa forma, é de total importância uma maior atenção a esse tema, que por meio da chamada interdisciplinaridade, abrange diversas esferas sociais.
João Marcos Borges da Silva, 2ºB.
Texto muito oportuno João Marcos. Em um mundo onde a fome ainda é um fantasma que assombra boa parte da população do planeta, não podemos assistir calados ao desperdício de alimento. Por isso, sempre é bom lembrar: SÓ COLOQUE NO PRATO O QUE VOCÊ VAI COMER! Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirMuito obrigado professora, e no dia de hoje pudemos ver que o desperdício não finda nos alimentos, mas atinge outro bem precioso, a água. Pois foi um ato desumano e uma falta de vergonha( que já vem de muito tempo) o que fizeram mais especificamente no banheiro masculino deixando todas as torneiras abertas simplesmente para que saíssemos mais cedo.
Excluir