CEMTI João Henrique de Almeida Sousa: novembro 2015

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

“Sustentabilidade: se cada um fizer o MÍNIMO, será o MÁXIMO”



A abertura do VII CEMTI Saúde, do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, aconteceu hoje (26/11), no auditório da Faculdade Santo Agostinho. Participaram do evento os professores, os alunos, a equipe gestora e convidados da Secretaria de Educação e da 19ª Gerencia Regional de Ensino.
Aluísio e Hellen Tamires
 Os alunos Aluísio e Hellen Tamires, conduziram a apresentação do evento. Cada turma trabalhou um tema relacionado com a sustentabilidade.
1º ano A: Esporte e sustentabilidade.
1º ano B: Sustentabilidade: desafios e possibilidades no âmbito da Educação Física Escolar.
1º ano C: Horta escolar com a produção do adubo utilizando resíduos sólidos e orgânicos.
2º ano A: A relação dos alimentos transgênicos com a sustentabilidade e a qualidade de vida.
2º ano B: Restauração e reaproveitamento de objetos de madeira.
2º ano C: Justiça Social, cultura de paz e desenvolvimento sustentável: caminhos que levam a direção de uma nova sociedade.
3º ano A: Um mundo sem sustentabilidade.... Não há mais solução.
3º ano B: Consciência e educação: o caminho para a sustentabilidade.
3º ano C: Radioterapia.
Amanhã (27/11) acontecerão as visitações para a visualização e apreciação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Todos estão convidados!



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

UM pensamento com o aluno Maurício Fonseca - 1º C...

“Tudo tem um tempo, uma hora, um dia e um lugar. Só não espere muito, que um dia esse tempo todo irá acabar”

Maurício Fonseca – 1º C

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

EDITAL DO EXAME CLASSIFICATÓRIO CEMTI João Henrique Almeida Sousa

EDITAL DO EXAME CLASSIFICATÓRIO DO CEMTI João Henrique de Almeida Sousa

JEB'S 2015


Andressa Lima - 2º A

Andressa Lima (2º ano A), competiu no atletismo na cidade de Maringá, e conquistou o 8º lugar. A atleta disse que a experiência de uma competição de nível tão elevado, fez com que a mesma buscasse uma maior concentração. E alguns de seus objetivos para o próximo ano são o treino mais pesado e a dedicação.

Camila Santos - 3º A
Camila Santos (3º ano A) competiu na cidade de Londrina, conquistou o 16º lugar. Jogou 5 partidas e venceu 2, a mesma relatou que era possível ter conquistado uma posição melhor, contudo, estava estudando para o ENEM e não foi possível treinar o suficiente, devido ao nível do campeonato ser muito alto. A atleta disse que hoje tem o objetivo de ser “mestre”, logo, ser uma grande enxadrista.

Um pensamento com a Diretora Djanira Alencar...

  

  
    " Se Deus é por nós quem será contra nós?''
            
                                             Rom: 8;13

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Corrupção e Ganância: Duas armas mortais



Quem acompanha a televisão deve saber das tragédias que estão ocorrendo pelo mundo, mas não as tragédias que vemos todos os dias, tragédias de um grau totalmente mais elevados em que o “culpado” é a “vitima”, ou seja, o próprio homem.
As tragédias são: os atentados terroristas na França e o rio de lama que vem devastando cidades de Minas Gerais. Claro que não podemos compará-las, até por que violência não se compara, se repele. Logo, percebemos que o homem está criando o seu próprio apocalipse, por que? Por causa de sua ganancia, pelo fato de querer poder e dinheiro.
Não é de hoje que ataques terroristas acontecem, um exemplo recente foi o Atentado na maratona de Boston em 2013, em que no final da maratona no lado de fora esquerdo uma bomba foi colocada e explodida sem que ninguém percebesse.
Agora tem ataques terroristas justificados por uma charge de mal gosto feita pelo Jornal francês Charlie Hebdo, e agora, todos os franceses tem morrer por erro de um ou de dois. Mais uma vez a violência é a respostas de todos.
O que aconteceu em Minas Gerais é mais uma amostra de até onde a ganancia do homem vai, se é que ela tem limite. O que “simplesmente” aconteceu, foi que represas não suportaram a pressão da água e da lama,irresponsabilidade da Empresa Samarco que explora minério de ferro.
Sendo a protagonista do maior desastre natural provocado por uma indústria de minério de ferro no Brasil. Poluindo com 60 milhões de litros de rejeitos de mineração de ferro, que foram despejados ao longo de mais de 500 km na bacia do rio doce. Para você ter uma noção, 60 milhões de litros de rejeitos de mineração de ferro daria para encher 24 mil piscinas olímpicas.

Um pensamento com a profa. Léa...

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou excluí.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive"
(Fernando Pessoa)

Penso na importância de fazermos o melhor.... De sermos verdadeiros em tudo que fazemos. (Léa Cardoso)




EDITAL DO TESTE SELETIVO DO CEMTI JOÃO HENRIQUE DE ALMEIDA SOUSA










quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Estado, escola, desperdício e consciência


Não vem de hoje o hábito desumano do desperdício alimentar. Pois bem, as elites e classes médias baixas da atualidade, com um aumento populacional significativo e uma crescente melhora nas condições de vida, têm desperdiçado cada vez mais alimentos, enquanto parte da população pobre do país sofre com problemas, tais como a desnutrição.
Toda essa introdução teve como objetivo alertar para um problema que nos afeta desde muito tempo em nossa escola, o desperdício de alimentos. Este hábito tem se tornado alarmante, pois envolve a nós alunos, professores e funcionários. Contudo, infelizmente, mais especificamente na hora do almoço, um balde quase cheio de restos vai para o lixo todos os dias. Com isso, muito dinheiro que nós, cidadãos, pagamos em impostos, vão também para o lixo. Além de uma nítida falta de educação e ética, é um desfalque com o meio ambiente, visto que todo aquele material é, muitas vezes, jogado em lixões ou aterros, que degradam nosso planeta.
Por conseguinte, é de conhecimento público o fato de que o governo não prioriza a educação em seus investimentos, sobretudo o bem-estar dos alunos no que diz respeito à alimentação saudável. As refeições oferecidas em nossa escola são resultadas da ínfima verba dedicada à alimentação. Devido a isso, sendo a escola dedicada, como a própria gestão enfatiza, a adolescentes pobres em situação de risco, são desnecessárias certas críticas a respeito das refeições da escola, visto que com a verba que recebe a mesma não tem mínima condição necessária de servir pratos como: churrasco, caviar, lasanha, canapés, entre outros absurdos.
Portanto, é necessária, tanto uma conscientização por parte dos alunos, quanto um melhor diálogo gestão-aluno. Pois, uma educação consciente parte tanto de casa como da escola. A formação de um cidadão é feita pelo ambiente em que o mesmo está inserido, dessa forma, é de total importância uma maior atenção a esse tema, que por meio da chamada interdisciplinaridade, abrange diversas esferas sociais.

João Marcos Borges da Silva, 2ºB.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Um pensamento com o prof. Miguel Henrique...

Quem não se lembra do nosso ex-professor e suas três palavrinhas de todas as horas? "Vai dá certo"!
Hoje trouxemos uma frase do professor MIGUEL HENRIQUE, que nos nos fez relembrar. A frase é a seguinte:

"No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim" (Fernando Sabino)

Essa é a  frase que rege minha vida, diz o prof, Miguel Henrique.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Mudanças


   Resultado de imagem para mudanças

O fato é que as pessoas cobram muito de você, cobram coisas que nem elas são capazes de fazer.
Em um dia desses vi uma imagem que dizia que nossos sentimentos mudam com o tempo, pois só ele é capaz de curar as feridas do caminho.
Mudanças são necessárias, são tão necessárias que mudamos sem nem ao menos perceber. Seja você o exemplo de mudança que tanto almeja nas pessoas ao seu redor.
Sua vida só será um fracasso se você acreditar nessa hipótese, todos os planos e chances estão nas suas mãos, basta enxerga-los e esculpi-los à sua maneira, sem ferir os princípios dos outros e os seus próprios princípios.